04/03/2014

Feriado


* Foto: Feriado

Suspensos neste céu de feriado,
veados verdes em piruetas cantam salmos.
Num cemitério qualquer velam meu corpo:
palavras em latim me encaminham.
É feriado! A vida
pode dormir até às onze...

Suspensos neste céu de feriado
estão veados de metal fazendo circo.
A prefeitura não abriu, nem abrirá.
Um cão está morrendo... Está morrendo!
Não entendemos o feriado, nem o latim...
mas assim mesmo os consumimos,
os gozamos.

Suspensos neste céu de feriado,
veados verdes bebem cantam dançam gri-
tam louvam choram dormem dormem...
Dormem moedas de baixo valor
em meu bolso direito que é rasgado.
De que nos serve dinheiro em feriado?
De que nos serve o feriado? (São
perguntas que abafamos.)

Suspensos neste céu de feriado
estão veados de papel fazendo versos.
Hoje não serei julgado: é feriado! O
inferno não abriu, nem abrirá.
Estou tranquilo, estou em paz, estou contente...
Palavras em latim me encaminham.

A. F.

9 comentários:

  1. A realidade é que todos acabam aproveitando o feriado, mesmo sem entender por que existe. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Não compreendo o real motivo da existência do feriado, talvez por isso eu apenas durma e durma... Mas quanto ao latim, ainda tenho esperanças.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Genial, poeta!
    "Hoje não serei julgado: é feriado"
    O feriado é uma especie de limbo onde tudo parece hibernar. Demais seu texto; preciso, bem escrito e inspirado. Abraço!
    j. ribas

    ResponderExcluir
  4. Raros são meus céus de feriado. Quando é feriado,eu faço tudo ao contrário do que tinha planejado. Um ciclo vicioso. Prazeres acumulados..para o próximo feriado,

    ResponderExcluir
  5. É o mundo que fica suspenso sobre as nossas cabeças num feriado qualquer.
    Belo poema, André!
    xx

    ResponderExcluir
  6. HEBDOMADÁRIO

    Todos sem Deus, na expectativa
    De que nossa felicidade
    Virá na próxima semana,
    Talvez no próximo navio.

    Mas não ousamos anular
    O meio século de vida
    Que foi, de sete em sete dias,
    Inocentes, nos devorando.

    A sombra de algum edifício
    Escureceu os nossos rostos
    E o monstro do quotidiano
    Nos cerca nas esquinas tristes.

    Aos domingos tão esperados,
    Estendemos o nosso sono
    Além do tempo habitual
    E despertamos muito tarde.

    Tão tarde que todas as moças
    Livres já estão no mar,
    Tão tarde que a segunda-feira
    Amarga já é pressentida.

    (Alberto da Cunha Melo)


    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez estás de parabéns !!

    O My Life está completando 4 aninhos hoje e tem promoção nova. Na verdade é só sugerir um tema para um texto, eu faço o post e coloco seu nome + o link do seu blog falando que foi você a sugerir aquele assunto.

    Dá uma conferida >> http://mylife-rapha.blogspot.com.br/2014/03/4-anos-de-my-life.html

    Beijos

    ResponderExcluir